segunda-feira, 18 de junho de 2012

Hollywood de Charles Bukowski

Acabei de ler o tal livro, Hollywood e, a grosso modo trata-se de uma história medíocre ( creio que com o claro propósito de criticar as celebridades de Hollywood),mas que conta com diálogos cortantes, verdadeiros, fantásticos...a personagem principal é um cara que em muito lembra meu querido Dr. House,ou seja, um cara que desistiu da humanidade.

"Paguei ao garçom, descemos dos tamboretes e nos dirigimos para a porta. Tornei a notar os blusões de couro, a suavidade dos rostos e a sensação de que não havia muita alegria ou audácia em nenhum deles. Faltava totalmente alguma coisa nos pobres sujeitos, e alguma coisa em mim doeu, apenas por um instante, e senti vontade de abraçá-los, consolá-los e beijá-los como um Dostoiévski,mas sabia que isso no fim não levaria a nada, a não ser ao ridículo e à humilhação, para mim mesmo e para eles. De algum modo, o mundo tinha ido longe demais, e a bondade espontânea jamais poderia ser tão fácil. Era algo por que teríamos de tornar a batalhar." ( pág. 67)

"_ Não,mas eu não sei o que fazer.
 _ Comece por algum lugar...
 _ Não tenho colhões. Estou muito preocupado com meu próprio rabo branco. Vamos nos juntar a esse alegre grupo aí e pegar mais umas bebidas.
_ É sua resposta pra tudo:beber.
_ Não, essa é minha resposta pra nada" (pág.132)

" Eu me lembrava de Jane subindo aquele mesmo morro, eu atrás carregando um grande saco de garrafas. Só que quando ela gritara "Eu quero um pouco de milho!" fora como se quisesse de volta o mundo todo, o mundo que de alguma forma perdera, ou o mundo que de algum modo a deixara de lado. O milho seria sua vitória, sua recompensa, sua vingança, sua canção." ( pág. 252)

Desistiu sim! Não há mais o brilho, a esperança...apenas uma coleção de decepções a partir daqueles que achamos que jamais nos decepcionarão... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário