terça-feira, 16 de agosto de 2011

Amar pode dar certo - R. Shinyashiki

Egoísmo:ilusão do poder

" O egoísmo não se define apenas por aquilo que uma pessoa quer para si,mas sobretudo POR ELA NÃO DAR O MESMO DIREITO AO OUTRO. O fato de alguém não querer emprestar um livro,para não o estragar,não significa que seja egoísta.Mas, se EXIGIR que lho emprestem,isto é um forte sinal de egoísmo.
O egoísmo ,em geral, nasce quando transformamos o outro em PROPRIEDADE NOSSA. Quando você tem a sensação de que o outro lhe está sendo tirado,é porque,na verdade,você apenas se relacionava com ele temporariamente. O parceiro não estava realmente integrado ao seu ser. A única coisa de fato sua,inteiramente sua, é você e todo o seu potencial, a sua capacidade de amar,de pensar e de crescer.
As pessoas egoístas necessitam que seu par sempre se dedique por inteiro a elas.(...)Pretendem conseguir,com essa manipulação,que o outro lhes dê mais.São pessoas(?) que reclamam mais presença,mais atenção,mais cuidados,não por sentimento de AMOR,mas com o intuito de não perder o CONTROLE e não dividir nada com ninguém. E a resposta do outro também não é, na maioria das vezes, de amor. É uma resposta carregada de medo pela possibilidade de ser abandonado,CASTIGADO,ridicularizado etc." ( Fragmento págs. 49/50)


P.S.: Existe uma deturpação imensa com relação a conceituar o egoísmo. Geralmente é associado a ações que decorrem de culpabilidade. Vemos que nem sempre tudo o que parece,é! Ás vezes a vítima de dada situação é a criatura efetivamente egoísta. O que é egoísmo mesmo???

Um comentário:

  1. Sensacional é teu comentário.
    O texto do cara: na linha geral dele.
    Nada de novo.

    :)

    ResponderExcluir